ATIVIDADE FÍSICA NA MELHOR IDADE

A atividade física na terceira idade tem sido considerada um importante componente de um estilo de vida saudável, devido particularmente a sua associação com diversos benefícios para a saúde física e mental.

Frases como “não vou conseguir”, “isso não é para mim” ou “não tenho idade para isso” são muito comuns a homens e mulheres com mais de 60 anos quando se trata de manter uma rotina de exercícios físicos puxados.

14457439_647216372123766_7062924007173752930_n

Aqui no CrossTreino nossa filosofia está baseada nos 3 pilares: os exercícios físicos, a alimentação saudável e o foco mantido em uma maneira de viver com saúde.

Aliar atividade física e alimentação balanceada consiste em uma das maneiras mais eficientes de driblar a diminuição do metabolismo, as dores e doenças propícias a quem avança à terceira idade.

Qualquer pessoa tem capacidade de fazer o treinamento. No caso de limitações físicas, os Coaches adequam movimentos, número de repetições e cargas.

17425025_742874489224620_35970788536885625_n

Para não haver riscos, o treino de Cross para idosos precisa ser ministrado por um profissional qualificado. As técnicas exigem prática e conhecimento, pois um movimento realizado de maneira incorreta pode causar lesões graves. É importante fazer uma avaliação clínica completa antes de começar a treinar, para verificar a capacidade física.

Na realidade, o programa de treinamento se difere, inclusive, entre pessoas da mesma idade, pois devem ser respeitadas todas as condições físicas e de resistência de cada indivíduo, para que haja o melhor aproveitamento sem risco de lesões.

Exercícios na melhor idade

O exercício físico é benéfico em todas as idades, auxiliando sempre na manutenção saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Com o tempo, tem-se uma perda significativa, de todas as capacidades motoras, tais como: flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora, força, além de uma grande perda da massa muscular e óssea resultando assim em um aumento da gordura corporal.

A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável, para retardar o processo de envelhecimento.

img-fisioterapia

Benefícios dos exercícios para a melhor idade

  • Aumento da massa muscular e óssea
  • Autonomia e bem-estar físico e psicológico
  • Redução adiposa
  • Estimulo ao metabolismo
  • Combate ao processo inflamatório
  • Melhoria das capacidades funcionais
  • Estimula aspectos cognitivos (atenção, memoria e percepção)
  • Redução de doenças
  • Aprimoramento das qualidades que permitem realizar conforto, e independência nas atividades diárias.

A atividade física escolhida deverá ser a que lhe de mais prazer e satisfação, e deverá ser incluída em sua rotina diária, e praticada com regularidade, os exercícios devem ser iniciados após uma avaliação médica e deve ser acompanhado por um profissional de educação física.

As atividades deverão ser praticadas com roupas confortáveis, calçados adequados, em academias, clubes, ao ar livre e dentro do limite individual de cada um.

Lembre-se: não existe idade para se manter ativo!







Desenvolvido por DIG LINK marketing digital